Portes grátis em encomendas acima de 35 euros (Portugal Continental)

Perguntas e respostas

A diferença entre Sabão artesanal feito de raíz e o sabão industrial


A maioria dos produtos de limpeza para o corpo industriais, tanto líquidos quanto sólidos, são, na verdade, produtos detergentes sintéticos.

Muitas vezes passamos pelos corredores do supermercado e vêmos aqueles sabonetes (ou duche gel) coloridos e cheirosos mas se formos lêr o rótulo dos ingredientes (se os conseguir pronunciar) depressa chegamos á conclusão que são basicamente um cocktail de detergentes, químicos e perfumes sintéticos.

Os detergentes são bons para uma coisa - remover o óleo. Detergentes podem ser bons para lavar roupas ou pratos, mas não para limpar a pele..

Todos estes ingredientes são agressivos e nocívos para a pele e por isso tendem a deixar a pele sêca, irritada e até criar problemas de saúde.

Isto tambem porque a glicerina produzida pelo processo de saponificação,a parte que precisamos para reter a hidratação da pele, é normalmente retirada do sabão industrial para depois ser aproveitada em loções e cremes corporais juntamente com mais químicos que, ironicamente, o consumidor vai usar para tentar re-hidratar a pele.. 

Em contrapartida, o sabão natural artesanal é um sabão "simples" com ingredientes completamente naturais á base de óleos e manteigas de qualidade sem qualquer produto químico e retém toda a glicerina produzida pelo processo de saponificação. Portanto um sabão que limpa sem "arrancar" a barreira protectora natural da pele e amigo do ambiente.

A nossa pele é o maior órgão do corpo e, como uma esponja, é capaz de absorver muitos produtos químicos diferentes. Na verdade, hoje muitos medicamentos são administrados na forma de "adesivos" para serem absorvidos pela pele.

Assim, depois de comparar os ingredientes entre o sabão industrial e o sabão natural, pergunte a si mesmo. . .

O que prefere colocar na pele? :)

O sabão artesanal no mercado é todo feito da mesma maneira?

Não, não é....

Em termos de sabão "artesanal" existem 3 métodos de fabrico:

Processo a frío (usado por nós) - Este é o processo tradicional antigo em que os Óleos são saponíficados a baixa temperatura e assim retem as propriedades dos ingredientes usados. Este é tambem o método mais lento de fazer sabão em que o processo de saponificação e de cura é mais longo. O nosso sabão é curado durante pelo menos 2 meses.
Processo a quente - Como o nome indica, este processo utiliza o método de "cozinhar" os ingredientes a temperaturas mais elevadas e deste modo necessita de menos tempo de saponificação e cura.
Método Melt and Pour - Este método, reconhecível pela côr mais translucida do sabão (tipo glicerina), não é sabão feito de raíz. Neste caso o "artesão" simplesmente compra bases de sabão prontas e adiciona pigmentos e perfume. Este sabão normalmente não é natural já que as bases prontas contem químicos. Este método não necessita de tempo de cura. O "sabão" confeccionado deste método é relativamente menos duradouro.
O sabões Terra Rustica são feitos à mão a partir do zero,em pequenos lotes, usando o método de processamento a frío, um lote de cada vez, usando SÓ ingredientes naturais e nunca menos de 80% de azeite Extra Virgem.

O sabão artesanal no mercado é todo natural?

ehh... não...

Basicamente o termo "artesanal" simplesmente quer dizer que foi feito á mão mas não diz nada acerca dos ingredientes usados. Basta fazer uma busca online para encontrar produtores de sabão artesanal que contem ingredientes sintéticos para dar cheiro e côr ao sabão. Se tiver dúvidas leia sempre o rótulo dos ingredientes.

O termo "Natural" não é regulado em produtos cosméticos e portanto é bastante usado, em termos de marketing, mesmo em produtos que contem additivos sintéticos. 

Os sabões Terra Rustica são mesmo 100% naturais em que as côres são de origem botânica das plantas e raízes usadas e os aromas são de óleos essenciais puros.

×